Agora você pode consultar o FGTS online

Posted on Posted in Serviços

A interne é mesmo uma maravilha. Graças a um novo serviço online da Caixa Econômica Federal, você pode ter acesso ao seu saldo do FGTS pela internet, sem sair de casa. Antes, só era possível ter acesso a este documento indo até um banco ou até mesmo em caixas eletrônicos.

Além de consultar o FGTS online, você também pode ter acesso as informações no seu celular, por mensagens de texto ou por aplicativo. Abaixo criei um tutorial simples de como utilizar o serviço de extrato online.

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um benefício destinado a classe trabalhadora brasileira. Ele possui o objetivo de ajudar os trabalhadores em situações difíceis, como em caso de demissão ou também qualquer outra hipótese do fim do vínculo empregatício. Para ter acesso ao FGTS, é preciso que se dirija até um posto de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e solicitar o benefício. Após a solicitação, é necessário que realize à consulta ao extrato do FGTS para saber se o valor já está disponível para saque. Então, quer saber como realizar a consulta à este documento? Leia o artigo abaixo!

Como consultar o FGTS

A consulta ao FGTS pode ser realizada no site da Caixa Econômica Federal, instituição financeira responsável pelo pagamento do benefício. A plataforma é muito simples e fácil, pois foi desenvolvida para atender todos os públicos, desde os mais leigos até os mais experientes no manuseio do computador.

1 – Primeiramente, o beneficiário deverá acessar o site de consulta ao FGTS da Caixa Econômica Federal pelo seguinte endereço eletrônico: https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01&produto=FGTS.

2 – Na página da Caixa, o usuário deverá preencher alguns campos para ter acesso à consulta ao FGTS. Para tanto, o beneficiário deverá informar o número de inscrição social, também conhecido como NIS, e a senha internet. O NIS pode ser encontrado nas páginas finais da carteira de trabalho.

3 – Após o preenchimento de todas os campos, o beneficiário deverá clicar no botão “ok”. Caso todas as informações estejam corretas, você será redirecionado à página de consulta ao PIS.

Caso ainda não tenha a senha internet, é possível realizar o cadastramento dela em dentro de pouco minutos, basta apenas clicar na opção “cadastrar senha”, no formulário de login.

Saque de contas inativas do FGTS

Com objetivo de acelerar o crescimento da economia brasileira, o Governo Federal anunciou que os beneficiários poderão sacar o saldo das contas inativas do FGTS. As contas inativas são aquelas que não recebem mais depósitos do FGTS por causa da rescisão do contrato de trabalho. O saque poderá ser feito a partir do mês de fevereiro. Para tanto, o governo ainda divulgará o calendário de pagamento das contas inativas do FGTS.

Atualmente, cerca de 10,2 milhões de pessoas podem sacar o dinheiro das contas inativas do FGTS. No entanto, a maioria dessas contas possui menos de um salário mínimo.

Onde sacar o FGTS

A Caixa Econômica Federal é a instituição bancária responsável pelo pagamento do FGTS. Por isso, o saque só poderá ocorrer nas dependências desse banco estatal. O beneficiário poderá sacar o FGTS nas agências da Caixa Econômica, correspondentes Caixa Aqui e também em lotéricas conveniadas à CEF. Para sacar o FGTS é preciso que esteja portando o Cartão Cidadão e também algum documento de identificação do beneficiário, como carteira de identidade, carteira de trabalho ou de motorista. Isto porque, em alguns casos, o atendente (em lotéricas e Caixa Aqui) pode pedir esses documentos para realizar a transação.

Está com alguma dúvida sobre como consultar o FGTS? Diga-nos na área de comentários para que possamos solucioná-los.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *